SUGESTÕES
DE PARECER DESCRITIVO"Educar
é semear com sabedoria e colher com paciência."“Pais
Brilhantes, Professores Fascinantes" - Augusto Cury.
Os
Pareceres descritivos poderão seguir as sugestões:A
partir de observação os seguintes critérios:A
avaliação deve ser sempre enfatizar os avanços e não apenas os
fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que progrediu;Valorizar
e registrar o desenvolvimento sócio-afetivo como: participação,
solidariedade, posicionamento,sentimentos;*
É preciso registrar a participação do aluno nos projetos
desenvolvidos no trimestre;*
Deve-se proceder relação com o registro anterior;*
Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando se fiel
em suas colocações.
Sugestões
para iniciar relatórios
Com
base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar
que o aluno..
.*
Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que
neste trimestre...
*
A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades
em..
.*Com
base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...
Desenvolvimento
cognitivo
O
aluno demonstra um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e
escrita.
*
O aluno apresenta bom desenvolvimento no processo de aquisição da
leitura e da escrita.
*
O aluno está desenvolvendo-se gradualmente no processo de
aprendizagem da leitura e da escrita.
*
Encontra-se em desenvolvimento no processo de aprendizagem da
leitura e da escrita.
*
Tem um bom desenvolvimento cognitivo, mas apresenta dificuldades na
leitura, contudo com a realização deatividades de recuperação
tem apresentado avanços importantes.
*
Lê com fluência qualquer tipo de texto, fazendo conexões com a
realidade.
*
Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores
dificuldades.
*Lê
com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em
aprender.
*
Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e
lógicos.
*
Produz frases e pequenos textos com criatividade e entendimento.
*
Constrói o conceito lógico-matemático, realizando cálculos com
as quatro operações matemáticas.
*
O aluno tem especial interesse nas atividades matemáticas.
*
Realiza cálculos simples de adição e subtração.
*
Realiza cálculos com auxilio de material concreto.
*
É curioso, questiona e busca informações.
*
Traz para a classe informações de fontes diversas como: radio, tv,
jornais e etc.
*
Compreende as relações existentes entre os elementos do meio
ambiente.
*
Compreende a importância da preservação do meio ambiente para o
futuro do nosso planeta.
*
Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente.
*
Nas atividades orais demonstra desenvoltura ...(ou inibição)
*
Ocasionalmente troca letras
*
Constrói frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e
ilustrações significativas;
*
Expressa o que pensa relatando, argumentando, avaliando,
relacionando, ordenando, generalizando,concluindo...;
*
Expressa a escrita representando idéias através de rabiscos,
pseudo letras e outros símbolos
*
Lê com fluência vários tipos de textos interpretando-os;
*
Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão;
*
Identifica e escreve seu nome completo;
*
Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e
textos;
*
Apresenta dificuldades ortográficas
*
Identifica e escreve seu nome completo
*
Ainda não faz relação entre o que fala e escreve* Reconhece as
relações entre fala e escrita;
*
Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte
textual para ampliação de informações;
*
Ouve historias e comentários valorizando impressões afetivas;
*
Lê e escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema
alfabético, utilizando a escrita de acordo com asconcepções e
hipóteses que possui no momento;
*
Produz textos individuais e coletivamente, utilizando gestos,
desenhos, sons movimentos e palavras;
*
Distingue a língua escrita da língua oral;
*
Demonstra compreensão do sistema alfabético;
Sugestões
de frases para escrever um
parecer
descritivo.
INTERAGE
COM O GRUPO, OUVE, RESPEITA E SABE SE POSICIONAR. COLABOROU NA
CONSTRUÇÃO DAS REGRAS, COOPERANDO NA REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS
INDIVIDUAIS E COLETIVOS.
IDENTIFICA E ESCREVE O PRÓPRIO NOME,
RECONHECE E NOMEIA ALGUMAS LETRAS DO ALFABETO, MAS SUA ESCRITA
AINDA NÃO CORRESPONDE À ESCRITA CONVENCIONAL.
IDENTIFICA
ATRIBUTOS NOS DIFERENTES SERES E OBJETOS E COMPREENDE A
RELAÇÃO DE UM OBJETO EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO CORPO.
REALIZOU E
PARTICIPOU DAS ATIVIDADES PROPOSTAS DESENVOLVIDAS NO PERÍODO DA
PÁSCOA.
...........
Relaciona-se
espontaneamente com os colegas, procurando interagir com a
professora e participa das atividades em grupo
efetivamente.Reconhece e nomeia todo o alfabeto. Realiza
pseudo leituras através de ilustrações. Se expressa com
clareza.
Conta reconhece e escreve sequencia numérica de 2 a 20
com autonomia e efetua adições simples.
Identifica e diferencia
animais selvagens e domésticos.
Participou e
realizou...
................
Mostra interesse na realização
das atividades e é muito solicito. Se expressa de forma clara e
argumentada, interagindo com o grupo e com a professora.
Vem
demonstrando grande avanço na escrita em relação ao bimestre
passado, ainda sem valor sonoro.
Agrupa elementos semelhantes,
retirando-os de um todo e efetua adições e subtrações simples
com material concreto e mentalmente.
Diferencia um ambiente
poluído de um saudável. Participou e realizou as atividades
relacionadas às datas comemorativas do
bimestre.
...........................
Interage com os colegas
nas situações cotidianas, sendo capaz de ação critica e
cooperativa para construção interativa do conhecimento.
Se
expressa de forma clara e precisa, através do relato de
experiências. Do dialogo, de jogos e brincadeiras. Manifesta
experiências, sentimentos, idéias e opiniões de forma clara e
ordenada.
Utiliza-se de uma letra para representar cada silaba
oral sem relevância sonora. Reconhece todas as letras do alfabeto
com autonomia. Realiza leitura de ajuste de textos já
conhecidos.
Nomeia, reconhece e escreve os numerais de 0 a
100.
Percebe a importância de uma alimentação saudável para
melhorar a qualidade de vida e reconhece o a importancia dos hábitos
de higiene para a manutenção e preservação da
saúde.
.........................
Relaciona-se bem com a
professora e com o grupo e realiza as atividades propostas com
rapidez e autonomia.
Realiza pseudo leituras a partir de
ilustrações e leitura de ajustes de textos já conhecidos. Ao
escrever ainda representa cada silaba oral com uma letra com valor
sonoro.
Conhece e utiliza o sistema de numeração decimal ate a
centena, Le e interpreta gráfico e tabelas.
Classifica os
animais em aves ou mamíferos, através de suas características e
valoriza costumes e valores e formas de expressões de diversas
culturas.
.......................
Age de forma mais
independente, executando ações simples do cotidiano e requisitando
ajuda quando necessário.
Le palavras e frases utilizando-se das
estratégias de leitura e escreve demonstrando certo domínio sobre
a correspondência sonora: fonema/grafema, utilizando-se para
representar cada silaba oral com valor sonoro
convencional.
Interpreta e resolvem situações problemas,
especialmente aquelas envolvendo quantificações.
Relaciona os
cincos sentidos aos seus respectivos órgãos.
Percebe a
diversidade étnica da nossa cultura e desenvolve a auto-estima, a
partir da analise de si mesmo e dos outros com a vistas á formação
de hábitos plenos de cidadania.
.............................
Com
base nos objetivos propostos no bimestre foi possível observar que
o aluno apresenta uma escrita característica da hipótese
alfabética, expressando-se através de palavras e pequenos textos,
onde apresenta erros ortográficos, que o mesmo percebe e muitas
vezes tenta corrigir. Le e escreve e os erros mencionados podem ser
sanados através de atividades dirigidas, apresentando e concluindo
rapidamente os trabalhos propostos.
Situa-se no tempo e no
espaço, resolve operações matemáticas de adição e subtração
com grau de dificuldade.
Aprendeu parte dos conteúdos referentes
às funções dos vegetais, alem da importância da família e o
relacionamento com a escola. Sempre prestativo, propõe a colaborar
com os colegas que necessitam de auxilio, relacionando-se bem com a
turma.
Sugerimos como atividades para recuperação paralela, a
leitura diária, produção textual, criação e ampliação das
listas de palavras.
..............
A partir das atividades
apresentadas, observamos que o aluno escreve duas letras ou mais por
silaba, conseguindo escrever pequenas frases, apresentando alguns
erros ortográficos.
..................
A partir das
atividades apresentadas, o aluno demonstrou relacionar-se
espontaneamente, procurando interagir, participando e emitindo
opiniões.
Participa esporadicamente em pequenos grupos ou
duplas, preferindo, no entanto realizar suas tarefas
individualmente.
Utiliza a escrita convencional, porem ainda
questiona os aspectos ortográficos da língua. Realiza leitura,
compreende textos e se expressa com clareza.
Sugestões de frases para escrever um
parecer descritivo.
COLABOROU NA
CONSTRUÇÃO DAS REGRAS, COOPERANDO NA REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS
INDIVIDUAIS E COLETIVOS.
IDENTIFICA E
ESCREVE O PRÓPRIO NOME, RECONHECE E NOMEIA ALGUMAS LETRAS DO
ALFABETO, MAS SUA ESCRITA AINDA NÃO CORRESPONDE À ESCRITA
CONVENCIONAL.
IDENTIFICA
ATRIBUTOS NOS DIFERENTES SERES E OBJETOS E COMPREENDE A
RELAÇÃO DE UM OBJETO EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO CORPO.
REALIZOU E
PARTICIPOU DAS ATIVIDADES PROPOSTAS DESENVOLVIDAS NO PERÍODO DA
PÁSCOA.
...........
Relaciona-se
espontaneamente com os colegas, procurando interagir com a
professora e participa das atividades em grupo efetivamente.
Reconhece e
nomeia todo o alfabeto. Realiza pseudo leituras através de
ilustrações. Se expressa com clareza.
Conta
reconhece e escreve sequencia numérica de 2 a 20 com autonomia e
efetua adições simples.
Identifica e
diferencia animais selvagens e domésticos.
Participou e
realizou...
................
Mostra
interesse na realização das atividades e é muito solicito. Se
expressa de forma clara e argumentada, interagindo com o grupo e com
a professora.
Vem
demonstrando grande avanço na escrita em relação ao bimestre
passado, ainda sem valor sonoro.
Agrupa
elementos semelhantes, retirando-os de um todo e efetua adições e
subtrações simples com material concreto e mentalmente.
Diferencia
um ambiente poluído de um saudável. Participou e realizou as
atividades relacionadas às datas comemorativas do bimestre.
...........................
Interage com
os colegas nas situações cotidianas, sendo capaz de ação critica
e cooperativa para construção interativa do conhecimento.
Se expressa
de forma clara e precisa, através do relato de experiências. Do
dialogo, de jogos e brincadeiras. Manifesta experiências,
sentimentos, idéias e opiniões de forma clara e ordenada.
Utiliza-se
de uma letra para representar cada silaba oral sem relevância
sonora. Reconhece todas as letras do alfabeto com autonomia. Realiza
leitura de ajuste de textos já conhecidos.
Nomeia,
reconhece e escreve os numerais de 0 a 100.
Percebe a
importância de uma alimentação saudável para melhorar a
qualidade de vida e reconhece o a importancia dos hábitos de
higiene para a manutenção e preservação da saúde.
.........................
Relaciona-se
bem com a professora e com o grupo e realiza as atividades propostas
com rapidez e autonomia.
Realiza
pseudo leituras a partir de ilustrações e leitura de ajustes de
textos já conhecidos. Ao escrever ainda representa cada silaba oral
com uma letra com valor sonoro.
Conhece e
utiliza o sistema de numeração decimal ate a centena, Le e
interpreta gráfico e tabelas.
Classifica
os animais em aves ou mamíferos, através de suas características
e valoriza costumes e valores e formas de expressões de diversas
culturas.
.......................
Age de forma
mais independente, executando ações simples do cotidiano e
requisitando ajuda quando necessário.
Le palavras
e frases utilizando-se das estratégias de leitura e escreve
demonstrando certo domínio sobre a correspondência sonora:
fonema/grafema, utilizando-se para representar cada silaba oral com
valor sonoro convencional.
Interpreta e
resolvem situações problemas, especialmente aquelas envolvendo
quantificações.
Relaciona os
cincos sentidos aos seus respectivos órgãos.
Percebe a
diversidade étnica da nossa cultura e desenvolve a auto-estima, a
partir da analise de si mesmo e dos outros com a vistas á formação
de hábitos plenos de cidadania.
.............................
Com base nos
objetivos propostos no bimestre foi possível observar que o aluno
apresenta uma escrita característica da hipótese alfabética,
expressando-se através de palavras e pequenos textos, onde
apresenta erros ortográficos, que o mesmo percebe e muitas vezes
tenta corrigir. Le e escreve e os erros mencionados podem ser
sanados através de atividades dirigidas, apresentando e concluindo
rapidamente os trabalhos propostos.
Situa-se no
tempo e no espaço, resolve operações matemáticas de adição e
subtração com grau de dificuldade.
Aprendeu
parte dos conteúdos referentes às funções dos vegetais, alem da
importância da família e o relacionamento com a escola. Sempre
prestativo, propõe a colaborar com os colegas que necessitam de
auxilio, relacionando-se bem com a turma.
Sugerimos
como atividades para recuperação paralela, a leitura diária,
produção textual, criação e ampliação das listas de palavras.
..............
A partir das
atividades apresentadas, observamos que o aluno escreve duas letras
ou mais por silaba, conseguindo escrever pequenas frases,
apresentando alguns erros ortográficos.
..................
A partir das
atividades apresentadas, o aluno demonstrou relacionar-se
espontaneamente, procurando interagir, participando e emitindo
opiniões.
Participa
esporadicamente em pequenos grupos ou duplas, preferindo, no entanto
realizar suas tarefas individualmente.
Utiliza a
escrita convencional, porem ainda questiona os aspectos ortográficos
da língua. Realiza leitura, compreende textos e se expressa com
clareza.