Meu amigo Anchieta
Fiquei muito admirado quando um desconhecido falou minha língua.
__ Como é teu nome? – perguntou ele.
__ Tibicuera.
Começou, então, para mim uma nova vida. O homem desconhecido era o padre jesuíta José de Anchieta. Tinha vindo ao Brasil com o segundo governador geral, Duarte da Costa. Estávamos em 1554, na aldeia de Piratininga.
Morava Anchieta com outros padres numa pobre casinha de barro e paus, coberta de palha. Era ali que os jesuítas recebiam os índios e procuravam ensinar-lhes coisas úteis e belas. Essa casa tinha uma única sala, duns quatorze passos de comprimento por dez de largura. Servia ao mesmo tempo de escola, enfermaria, dormitório, cozinha, despensa e refeitório. Chegavam até ela índios de todas as tribos. Entravam desconfiados, ariscos, olhando para os lados. Anchieta recebia-os como um pai. E falava-lhe em Deus. No Deus único, que fez o mundo e que o governa.
Se aparecia algum índio doente, ele lhe dava remédio e conforto. Se surgiam entre os selvagens, brigas, questões, disputas, Anchieta resolvia tudo como o melhor e mais justo dos juízes.
Érico Veríssimo, As aventuras de Tibicuera, Editora Globo
1- Responda às perguntas com atenção:
a) Para quem começou uma vida nova?
b) Quem era o homem desconhecido?
c) Com quem veio ao Brasil?
d) Como morava Anchieta e com quem?
e) Quem os jesuítas recebiam e o que procuravam lhes ensinar?
f) De que servia a sala onde moravam Anchieta e os outros padres?
g) Como os índios chegavam?
h) Como Anchieta os recebia e de que lhes falava?
i) Que acontecia aos índios doentes?
j) Como Anchieta resolvia as brigas e questões entre os selvagens?
2- Retire do texto três:
Substantivos proprios:___________________________________
Substantivos comuns: _______________________________
Monossílabas: _________________________________________
Dissílabas: ___________________________________________
Trissílabas: _________________________________________
Polissílabas: ________________________________________
Oxítona: ___________________________________________
Paroxítona: ________________________________________
Ditongos: _______________________________________
Hiatos: __________________________________________
Dígrafos: __________________________________
Encontro consonantal: ________________________
3- Escreva as palavras do grupo em ordem alfabética:
a- ninho, camelo, razão, último, amor, sol, queijo, flauta, ensino, hoje, vagão, livro, dourar, jabuti: __________________________________________
b- ajuda, abraço, aumento, arco, água, ácido, aeróbica, alto, avião, americano, arvore, atleta, azedo:
______________________________
c- camelo, cauda, cabelo, capa, carne, cavalo, cão, caixa, coco, coelho, coalhada:
_______________________________
4- Escreva os substantivos abaixo no quadro correspondente:
Atlântico – Mariana – Paraguai – Roraima – bermuda – Diamantina – água – Urano – abelha – Nilo – espada – rua – chuva – verão – bola – globo – Belém – Marajó – pessoa – Pedro – Bahia Carlos – sapato – amor
Substantivos comuns
_________________________
______________________________
___________________________
________________________
|
Substantivos próprios
__________________________
__________________________
________________________
____________________________
|
5- Identifique as palavras abaixo numerando-as:
1- transportar 2- monstro 3- constituir 4- instrumento 5- transparente 6- inscrever
( ) monstruoso ( )constituição ( )transporte ( )transparecer ( )transparência
( )instrumental ( )inscrição ( )constituinte ( ) monstruosidade
6- Ditado:
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Amigos inseparáveis
Todos os anos, no Verão, costumava aparecer gente de fora para passar as férias na praia. Montavam-se barracas, as crianças brincavam na areia e muita gente tomava banho.
Um dia, estava o Manuel a construir um castelo e eu a cavar um buraco, quando ouvimos uma voz de menina:
– Que lindo cão!
Ajoelhou-se a fazer-me festas no pêlo e perguntou:
– Como se chama o cão?
– Faísca. – respondeu o Manuel.
– Que nome engraçado! – exclamou ela.
Realmente, nessa altura, o meu nome ainda soava bem, porque eu era novo e forte e corria ligeirinho.
– Chamo-me Luísa. – disse a menina.
Parecia estar encantada comigo. Afagava-me o pêlo, encostava a cabeça à minha e metia-me pedaços de bolo na boca. Foi a primeira vez que provei bolo e confesso que o achei logo uma maravilha. O que me entristecia era que a Luísa não desse um bocadinho ao Manuel. Eu bem lhe queria fazer ver isso. Mas ela não percebia os meus modos e sinais. Andei à volta do Manuel a ladrar e a ladrar! Ele compreendeu logo o que eu queria dizer, por isso acalmou-me:
– Deixa pra lá, Faísca...
Ilse Rosa (adapt.)
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1. Quais são as personagens deste texto?____________________________________
2. Quem é o narrador desta história?_____________________________________________
3. “Todos os anos, no Verão, costumava aparecer gente de fora...” Qual o motivo que atraía as pessoas de fora?
4. Como se chama a personagem que fez festas ao Faísca? _____________________________
5. Qual o produto alimentar que o Faísca provou pela primeira vez?__________________________
6. O que entristecia o Faísca?_________________________________________________________
7. “Deixa lá, Faísca...”
Quem pronunciou esta frase?________________________________________
O que queria dizer essa personagem com a frase?__________________________
8. O que sentia a Luísa pelo Faísca?________________________________________
9. Enumera, de 1 a 6, pela ordem do texto, as frases que se seguem:
( ) Deixa pra lá, Faísca...
( ) Que nome engraçado!
( ) Que nome engraçado!
( ) Chamo-me Luísa.
( ) Parecia estar encantada comigo.
( ) Como se chama o cão?
( ) Que lindo cão!
10. Complete as frases com o plural das palavras entre parênteses:
Marcelo atendia os _______________________. ( freguês)
Os _________________________ são ferozes. (leão)
A música foi cantada pelos___________________________. (cantor)
11. Reescreva as frases, usando os substantivos destacados no grau diminutivo:
11. Reescreva as frases, usando os substantivos destacados no grau diminutivo:
a) Márcia mora em uma cidade do Brasil.
________________________________
b) André viu o leão no zoológico.
______________________________________
c) Marta tem dois irmãos e um amigo.
_____________________________________
Neiva Teixeira