quarta-feira, 25 de setembro de 2013

SUBSTANTIVOS

Meu amigo Anchieta


Fiquei muito admirado quando um desconhecido falou minha língua.
__ Como é teu nome? – perguntou ele.
__ Tibicuera.
Começou, então, para mim uma nova vida. O homem desconhecido era o padre jesuíta José de Anchieta. Tinha vindo ao Brasil com o segundo governador geral, Duarte da Costa. Estávamos em 1554, na aldeia de Piratininga.
Morava Anchieta com outros padres numa pobre casinha de barro e paus, coberta de palha. Era ali que os jesuítas recebiam os índios e procuravam ensinar-lhes coisas úteis e belas. Essa casa tinha uma única sala, duns quatorze passos de comprimento por dez de largura. Servia ao mesmo tempo de escola, enfermaria, dormitório, cozinha, despensa e refeitório. Chegavam até ela índios de todas as tribos. Entravam desconfiados, ariscos, olhando para os lados. Anchieta recebia-os como um pai. E falava-lhe em Deus. No Deus único, que fez o mundo e que o governa.
Se aparecia algum índio doente, ele lhe dava remédio e conforto. Se surgiam entre os selvagens, brigas, questões, disputas, Anchieta resolvia tudo como o melhor e mais justo dos juízes.

Érico Veríssimo, As aventuras de Tibicuera, Editora Globo

1-    Responda às perguntas com atenção:

a)    Para quem começou uma vida nova?

b)    Quem era o homem desconhecido?

c)    Com quem veio ao Brasil?

d)    Como morava Anchieta e com quem?

e)    Quem os jesuítas recebiam e o que procuravam lhes ensinar?

f)     De que servia a sala onde moravam Anchieta e os outros padres?

g)    Como os índios chegavam?

h)    Como Anchieta os recebia e de que lhes falava?

i)     Que acontecia aos índios doentes?

j)     Como Anchieta resolvia as brigas e questões entre os selvagens?

2-    Retire do texto três:
Substantivos proprios:___________________________________
Substantivos comuns: _______________________________
Monossílabas: _________________________________________
Dissílabas: ___________________________________________
Trissílabas: _________________________________________
Polissílabas: ________________________________________
Oxítona: ___________________________________________
Paroxítona: ________________________________________
Ditongos: _______________________________________
Hiatos: __________________________________________
Dígrafos: __________________________________
Encontro consonantal: ________________________


3-    Escreva as palavras do grupo em ordem alfabética:
a-    ninho, camelo, razão, último, amor, sol, queijo, flauta, ensino, hoje, vagão, livro, dourar, jabuti: __________________________________________
b-    ajuda, abraço, aumento, arco, água, ácido, aeróbica, alto, avião, americano, arvore, atleta, azedo:
______________________________
c-    camelo, cauda, cabelo, capa, carne, cavalo, cão, caixa, coco, coelho, coalhada:
         _______________________________

4-    Escreva os substantivos abaixo no quadro correspondente:
Atlântico – Mariana – Paraguai – Roraima – bermuda – Diamantina – água – Urano – abelha – Nilo – espada – rua – chuva – verão – bola – globo – Belém – Marajó – pessoa – Pedro – Bahia Carlos – sapato – amor
Substantivos comuns
_________________________
______________________________
___________________________
________________________
Substantivos próprios
__________________________
__________________________
________________________
____________________________

5-    Identifique as palavras abaixo numerando-as:
1- transportar 2- monstro 3- constituir 4- instrumento 5- transparente 6- inscrever
(  ) monstruoso (  )constituição (  )transporte (  )transparecer (  )transparência
(  )instrumental (  )inscrição ( )constituinte (  ) monstruosidade

6-    Ditado:


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Amigos inseparáveis



Todos os anos, no Verão, costumava aparecer gente de fora para passar as férias na praia. Montavam-se barracas, as crianças brincavam na areia e muita gente tomava banho.
Um dia, estava o Manuel a construir um castelo e eu a cavar um buraco, quando ouvimos uma voz de menina:
– Que lindo cão!
          Ajoelhou-se a fazer-me festas no pêlo e perguntou:
 – Como se chama o cão?
– Faísca. – respondeu o Manuel.
– Que nome engraçado! – exclamou ela.
          Realmente, nessa altura, o meu nome ainda soava bem, porque eu era novo e forte e corria ligeirinho.
– Chamo-me Luísa. – disse a menina.
Parecia estar encantada comigo. Afagava-me o pêlo, encostava a cabeça à minha e metia-me pedaços de bolo na boca. Foi a primeira vez que provei bolo e confesso que o achei logo uma maravilha. O que me entristecia era que a Luísa não desse um bocadinho ao Manuel. Eu bem lhe queria fazer ver isso. Mas ela não percebia os meus modos e sinais. Andei à volta do Manuel a ladrar e a ladrar! Ele compreendeu logo o que eu queria dizer, por isso acalmou-me:
– Deixa pra lá, Faísca...
                                                                                                                                       Ilse Rosa (adapt.)

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

1. Quais são as personagens deste texto?____________________________________
2. Quem é o narrador desta história?_____________________________________________
3. “Todos os anos, no Verão, costumava aparecer gente de fora...” Qual o motivo que atraía as pessoas de fora?

4.  Como se chama a personagem que fez festas ao Faísca? _____________________________
5. Qual o produto alimentar que o Faísca provou pela primeira vez?__________________________
6.  O que entristecia o Faísca?_________________________________________________________­­­­­­­­
7.  “Deixa lá, Faísca...”
Quem pronunciou esta frase?________________________________________
O que queria dizer essa personagem com a frase?__________________________
8. O que sentia a Luísa pelo Faísca?________________________________________

9.  Enumera, de 1 a 6, pela ordem do texto, as frases que se seguem:
(    ) Deixa pra lá, Faísca...                                     
(    ) Que nome engraçado!
(    ) Chamo-me Luísa.                                              
(    ) Parecia estar encantada comigo.
(    ) Como se chama o cão? 
(    ) Que lindo cão!               

10. Complete as frases com o plural das palavras entre parênteses:
Marcelo atendia os _______________________. ( freguês)
Os _________________________ são ferozes. (leão)
A música foi cantada pelos___________________________. (cantor)

11. Reescreva as frases, usando os substantivos destacados no grau diminutivo:
a) Márcia mora em uma cidade do Brasil.
 ________________________________

b) André viu o leão no zoológico.
______________________________________

c) Marta tem dois irmãos e um amigo.
_____________________________________
Neiva Teixeira



Cartinhas de solidariedade e esperança