sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO


Projeto:                       
MEIO AMBIENTE 


“PRESERVE A NATUREZA VIVA PARA NÃO FAZER PARTE DA NATUREZA MORTA”.


Resumo:
     Estamos vivendo momentos de muita preocupação. Nosso planeta está sendo destruído pelo próprio  homem.
     Observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas a serem desenvolvidas no 3° ano do Ensino Fundamental, com estudos da teoria e conhecimento cognitivo, atividades práticas como divulgação e distribuição de mudas.


Público alvo:  Este projeto é destinado a crianças de 8 a10 anos cursando a 3oano do ensino fundamental.

Tema: MEIO AMBIENTE
PRESERVE A NATUREZA VIVA PARA NÃO FAZER PARTE DA NATUREZA MORTA”.

Subtemas : Preservar - Reciclar – Criar


 


Objetivo Geral:
Compreender a necessidade de preservação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para a sobrevivência de nosso planeta.


Objetivos Específicos:

• Despertar na criança a consciência crítica da valorização, preservação e como podemos cuidar do meio ambiente.
• Conscientizar as crianças sobre a importância do meio  ambiente e como o homem está inserido neste meio;
• Estimular para que a criança perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
• Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizagem  e também ao processo de preservação do meio ambiente.
  Mostrar a criança o processo de captação e distribuição da água através da rede de distribuição CASAN.
• Compreender a transformação do ambiente físico como a construção de Barragens;
• Perceber como podemos ajudar o nosso meio ambiente com produção e distribuição das mudas para incentivar o plantio através do Horto PETI
• Compreender a importância da preservação da natureza como o Parque das Araucárias.

Metodologia:
Pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo.
Em sala de aula através da  disciplina específica como ciências procuramos aprofundar conteúdos ligados ao meio ambiente fazendo a integração de conteúdos como história, geografia, artes, matemática e português.
Através de estudos bibliográficos a criança internaliza as primeiras definições e conceitos de água, estação de tratamento, meio ambiente, preservação das plantas, poluição, cuidados que devemos ter com o lixo, produzir e criar  atividades através da reciclagem como a produção da sacola feita com caixinhas de leite. Pesquisar conceitos sobre o que é sustentabilidade, ecossistemas, camada de ozônio, aquecimento global, biodiversidade, extinção. Após este estudo oportunizar a criança o conhecimento concreto.
Visitar a CASAN  para conhecermos todo o trabalho feito na captação , tratamento e distribuição da água em nossa cidade.
Conhecer o Horto-PETI, para compreender como é feito o plantio e produção das mudas.
Visita a Radio Clube para divulgação e apresentação de nosso projeto.
Distribuição da sacola com a muda de árvore para o plantio no comércio e escolas.
Exposição da tenda na praça municipal com distribuição da sacola e mudas, visitação aberta às escolas e comunidade em geral.


Mídia a ser usada:
Mídia impressa e visual, Radio Clube, Jornal do povo, Sites internet...


Recursos a ser usados: Câmera Digital, micro-system, aparelho de TV e DVD, Computador e Internet, jornal.
Produção do BANNER e Camisetas com desenhos do projeto.

Visitas aos ambientes: CASAN, HORTO-PETI, BARRAGEM-CASCATA, PARQUE DAS ARAUCÁRIAS.


Colaboradores  do projeto:
HERBITEC: Luis Mello
VISOLI: Moacir Visoli
RUDIART: Rudson Jansem Muller
CASAN: Abastecimento de Água
PETI: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
EMEF.Profª Nair Teixeira Morschheiser


Resultados esperados:
Através deste projeto a criança terá o conhecimento cognitivo e concreto; podendo vivenciar todo processo de captação, decantação, filtração e distribuição da água.
Compreender que todos nós fazemos parte desse processo de conservação e preservação do meio ambiente.


Tempo previsto:   6 meses
 

Critérios de Avaliação:
 Participação nos trabalhos escolares,
• Atividades individuais como construção de textos e frases, desenhos representativos e criativos sobre o tema;
 Participação na divulgação e apresentação do projeto;
 Exposição dos trabalhos para apreciação do público.





São Domingos, setembro de 2010.

Cartinhas de solidariedade e esperança