domingo, 28 de março de 2010

O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
FAZENDO USO DA TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO
DO CONHECIMENTO


O uso da Internet como fonte de pesquisa no ambiente escolar só é eficaz se os educadores e alunos interagirem numa relação de criatividade, sempre atentos ao senso crítico, transformando estas informações em conhecimento. As tecnologias alteram a cultura, o modo de viver, de relacionar, de aprender e de ensinar.

Estamos na era da informática, isso é visível em todos os segmentos da sociedade, portanto a escola precisa integrar-se à modernidade.
A alfabetização não se limita ao tempo e ao espaço escolar, ela é uma busca contínua de descobertas, reconhecimento, interpretação e interiorização do universo da língua escrita. A criança, antes de ler de forma convencional, já consegue ler o seu mundo, ela já observa e interpreta os objetos, seres e situações de seu cotidiano. A criança chega à escola com uma bagagem de um “bom leitor de mundo”, desde muito nova, observa, interpreta e interage dando significado aos seres, objetos e tudo que a rodeia e essa aprendizagem natural da leitura deve ser considerada pelo professor e aproveitada em suas estratégias de ensino. Hoje a criança vive em uma sociedade letrada e tecnológica, envolvida em uma comunicação com o mundo. A escola também mudou permitindo maior flexibilidade no uso de materiais como: livros, revistas, jornais, vídeos e muitas já possuem o laboratório de informática. Atualmente temos o computador como um aliado para as inovações educacionais, não se discute mais se este é ou não importante para a educação, mas sim como melhor podemos aproveitar os recursos oferecidos por esta ferramenta tão poderosa.
O uso de ferramentas de hipermídia na educação tem crescido nos últimos anos.
A ênfase está no criar e interagir de forma ativa, no buscar e construir outro paradigma que ofereça à criança um espaço aberto para a produção e criação de conhecimento.
Através da tecnologia elevamos nossas experiências adquirindo novos conhecimentos transformando o processo de ensino- aprendizagem. A própria origem da educação e da escola dependeu da escrita. E o desenvolvimento dessa tecnologia promoveu grandes transformações na prática educativa. Tem sido fundamental o uso de livros para ensinar e aprender, objetos que somente começaram a ser usados em larga escala com o advento das técnicas de impressão de Gutenberg, no século XV, que permitiu que os livros se tornassem portáteis.
As novas tecnologias, especialmente as que estão ligadas às chamadas mídias interativas, estão promovendo mudanças na educação, num processo que parece estar apenas começando. Para a maioria dos educadores elas representam uma novidade, as mídias interativas proliferam com uma rapidez muito grande e seu uso têm sido um desafio tanto para o professor quanto para o aluno.
A multimídia trouxe para nós a facilidade e a comodidade através dos meios de comunicação como rádio, TV, telefones, vídeos, jornais, celulares, internet... podemos estar diante de nosso passado, futuro e presente ao mesmo tempo. Sabemos que o mundo digital e virtual tem renovado nossos saberes e nossa aprendizagem se tornou mais concreta, mais palpável tendo vida e movimento em nossas informações.
Antes nos comunicávamos através da escrita via correio postal, hoje nos comunicamos via internet tendo escritos, sons e movimentos.
O uso da informática se faz cada vez mais evidente na educação. A multimídia, em especial, tem sido a grande promessa de uma nova revolução no ensino; mas muita pesquisa ainda precisa ser feita sobre a eficácia da multimídia na aprendizagem, como fazer uso desse recurso no campo educacional. Embora não se esperar milagres, a informática na educação, como qualquer outra tecnologia utilizada em situações de ensino-aprendizagem, depende do uso que se faz dela. É importante salientar que a tecnologia por si só não muda diretamente o ensino ou a aprendizagem. O mais importante é como a tecnologia é incorporada na instrução. É claro que os resultados da nova tecnologia dependem, além do uso que se faz dela, de como e com que finalidade ela está sendo usada. Não se pode esperar que o computador faça tudo sozinho. Ele traz informações e recursos, cabe ao professor planejar a aplicação deles em sala de aula.
A Internet propicia aos processos educacionais novos rumos e novas maneiras de integrar alunos e professores num ambiente de mútua aprendizagem e desenvolvimento intelectual. Essas tecnologias permitem construir uma rica rede de interconexões na qual o conhecimento se encontra distribuído.
Nos últimos anos a crescente demanda de cursos e disciplinas a distância por parte das Instituições de Ensino e pela necessidade crescente de inserir o professor no processo, criou-se muitos softwares educacionais. O software educacional é hoje mais uma ferramenta de apoio pedagógico ao professor, porém este deve ser desenvolvido permitindo uma interação entre professor e aluno; motivando e despertando a curiosidade do aluno em ir além, incentivando e facilitando a sua aprendizagem. Cabe, aos profissionais da educação fazer uso dessas ferramentas de modo responsável, criativo e inovador, para que não se entre na fase do cuspe e giz digital.
Compreender as tecnologias e suas contribuições ao ensinar e aprender poderá trazer avanços e mudanças na escola, é um processo de conscientização e transformação, é uma nova visão de mundo.
A escola deve estar comprometida com a promoção do desenvolvimento humano e com o atendimento das necessidades da sociedade. Assim, o seu processo de gestão deve ter uma visão global e uma ação local, visando à inserção contextualizada do educando em todas as suas dimensões, de forma autônoma e participativa.

O que se deseja salientar aqui é que a presença de novas tecnologias de ensino na sala de aula coloca o professor diante de um processo de reflexão, de redimensionamento em termos de sua função e papel social, e que muitas vezes, esse profissional se acha sozinho com essas complexas e sofridas reflexões (...), criticado com aspereza por vezes, por pesquisadores e estudiosos de educação e comunicação, mas sem que esses mesmos acadêmicos ofereçam alternativas, pistas que orientem e sustentem formas de operacionalização, de construção desse novo papel de professor que integre e utilize de maneira otimizada os recursos tecnológicos disponíveis. (ROSADO, 1998, p.229)
PROFESSORA: Zenir Carmen Bez Trombeta
GRADUAÇÃO: Pedagogia Séries Iniciais
PÓS GRADUAÇÀO em – Educação a Distância:
Tutoria, Metodologia e Aprendizagem

São Domingos, Janeiro de 2010.

Cartinhas de solidariedade e esperança